SANDUICHE NATURAL, SAIBA COMO MONTAR.

O sanduíche natural pode ser um aliado para uma alimentação saudável e auxiliar no emagrecimento. Mas é preciso ter cuidado: para o sanduíche ser considerado saudável não basta apenas ter uma folha de alface e uma rodela de tomate, muito menos terem maionese. Preparando em casa você pode selecionar ingredientes adequados e de qualidade.

Um sanduíche nutricionalmente saudável e equilibrado deve conter adequadamente carboidratos, proteínas, gorduras e fibras.

Veja quais ingredientes podem ser usados para tornar seu sanduíche realmente saudável:

Pão: escolha os integrais observando o rótulo, devem ter farinhas integrais como principais ingredientes, deve conter pelo menos 1 grama de fibras por fatia. Mas você também pode preparar pães em casa usando farinhas integrais;

Proteína: importante para o equilíbrio, auxiliam na saciedade. O ideal é evitar os embutidos, como salame, mortadela; se usa-los prefira os não defumados, como presunto cozido. Enlatados como atum e sardinhas são boas opções, assim como o ovo que pode ser cozido, mexido, ou na forma de omelete de vegetais. Prefira os queijos brancos, você também pode preparar pastinhas caseiras, como a de ricota com tomates secos, ou com cenoura;

Saladas: alfaces, tomate, rúcula, cenoura, beterraba, brotos, pimentão e pepino de salada são alguns vegetais tornam seu sanduíche mais nutritivo, procure variar as escolhas;

Frutas: como abacaxi, manga, morangos, maçã podem dar um gosto especial a seu sanduíche;

Temperos: salsinha, orégano, pimenta e hortelã;

Evite o uso de margarina, manteiga e maionese, mesmo que sejam light. Prefira acrescentar uma gordura de boa qualidade como o abacate, ou azeite de oliva puro;

Ingredientes que não devem estar em um sanduíche saudável: catchup, mostarda, sal ou produtos com realçador de sabor glutamato monosódico;

Escolha as combinações que mais lhe agradam, e monte o seu, você pode deixar sob refrigeração para comer depois em casa ou mesmo levar para o trabalho ou escola.

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