Suspeita de variante Delta em Capão da Canoa

Um homem de 72 anos que está hospitalizado na UTI do Hospital Santa Luzia

Em entrevista concedida nesta semana para a Rádio Horizonte FM 95.7, no Programa Revista Horizonte, o Secretário de Saúde Josiel Matos informou que existe a suspeita de um paciente estar com a variante Delta do Coronavírus. Um homem de 72 anos que está hospitalizado na UTI do Hospital Santa Luzia. Disse ainda que ele foi diagnosticado com Coronavírus no inicio do mês de Julho. Este pode ser o primeiro caso suspeito no Litoral Norte.

O secretário afirma ainda que a amostra do exame PCR do paciente foi encaminhada na terça-feira, dia 3, para a Fundação FIOCRUZ no Rio de Janeiro. A Fundação confirmará, ou não, através de sequenciamento genético completo, se a amostra é da Delta. Conforme o secretário a esposa do paciente também positivou, mas a amostra dela que tem 62 anos não será encaminhada porque o resultado positivo dela foi através de teste rápido. A esposa também foi hospitalizada, mas já teve alta hospitalar.

O secretário informa ainda que tanto o homem, como a mulher já passaram pelo ciclo da doença e não estão mais transmitindo o vírus, mesmo ele estando internado, mas por complicações oriundas da doença. O homem já havia recebido as duas doses da vacina e a mulher com a primeira dose. Eles não haviam viajado para outros lugares, pelo contrário eram muito cuidadosos.

Caso seja confirmado, afirma o Secretário, haverá um sinal de que a Variante Delta do Coronavirus está circulando em nosso município, mas ele acrescenta que até a momento não há aumento de óbitos em Capão da Canoa referente a doença, pelo contrário houve uma diminuição muito significativa, conclui o Secretário Josiel Matos.

Texto: Rubenir Fernandes
Foto: Divulgação AESC

COMPARTILHAR