A secretaria Municipal de Saúde, por meio da prefeitura municipal de Osório, e o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO), vão realizar uma ação de transporte de pessoas que possuem a disponibilidade e o interesse de fazer doação de sangue, sábado, 24, com partida às 8h, de Osório até o Hemocentro de Porto Alegre, Banco de sangue.
Os hemocentros estão necessitando muito de ajuda, os niveis são muito baixos no banco para a região litoral, e ainda restam algumas vagas para o transporte até o hemocentro.
Segundo a OMS é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue. Veja abaixo algumas das principais dúvidas na hora de doar sangue:
-Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O modelo estará disponível no hemocentro.
-Não estar em jejum.
-Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
-Pesar mais de 50kg.
-Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses.
-Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias.
-Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida). Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses.
-Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias.
-Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade.
-Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.
-Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres).
-Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV.