Vice-Governador visita Capão da Canoa e diz que é pré-candidato

Em entrevista a Rádio e TV Horizonte, Ranolfo trouxe boas notícias para Capão da Canoa

O Vice-Governador do Estado e Secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Jr., esteve  visitando as dependências do Grupo Murliki de Comunicações, além disso, manteve audiência com o Prefeito Amauri Magnus Germano de Capão da Canoa e com Celso Bassani Barbosa de Xangri-Lá. Também participou da inauguração do novo prédio do Fórum do município.

Em entrevista para a Rádio Horizonte 95.7 FM e Horizonte TV o Vice-Governador falou sobre o Programa RS Seguro, desenvolvido pelo Governo do Estado. Ranolfo Vieira Jr. disse que este programa é estruturante e transversal e foi lançado no segundo mês do governo Eduardo Leite. A segurança informa ele, é uma das áreas prioritárias do governo. Enfatiza ainda que o RS Seguro é desenvolvido com base em três premissas fundamentais que são: Integração, inteligência e investimento qualificado. Além, atua em quatro eixos que são: Combate a criminalidade, prevenção, qualificação ao atendimento ao cidadão e também o sistema prisional.

“Se durante a campanha eleitoral fosse dito que o governo iria reduzir a criminalidade do estado, nos moldes que foi feito em dois anos, com certeza nos chamariam de mentirosos. Neste período de desenvolvimento do Programado RS Seguro reduzimos em trinta por cento os crimes de homicídios considerados crimes violentos letais e intencionais”, enfatiza o Vice-Governador.

“O Rio Grande do Sul tinha uma taxa de homicídios que chegou a quase 29 homicídios para um grupo de 100 mil habitantes e pela primeira vez conseguimos fazer com que esta taxa seja menor do que 15. Fechamos o ano de 2020 com 14.8 homicídios  para um grupo de 100 mil habitantes”. Ranolfo Vieira Jr. enfatiza também que estudos da ONU (Organização das Nações Unidas) apontam que uma taxa de até 10 homicídios para um grupo de cem mil habitantes seria uma situação de razoabilidade.

Ele cita também que em relação ao roubo de veículos houve uma redução de 50% em dois anos. Este crime tem um reflexo direto na população de um modo geral, porque o roupo de veículo é o fato que gera o latrocínio, além da questão econômica. Ranolfo informa que Sindicato dos Corretores de Seguros anunciou recentemente  que houve uma queda significativa  no preço do seguros no estado do Rio Grande do Sul em função dessa redução.

Além de tudo isso, o ataque a bancos no estado foi reduzido em 74.5% no período. Aquela pratica muito comum do denominado “Novo Cangaço”, quando quadrilhas fortemente armadas, composta por dezenas de indivíduos sitiavam pequenos municípios do interior e roubavam simultaneamente duas ou três  agencias.” Já faz mais de um ano e quatro meses que não temos ocorrência deste tipo no estado, sendo que o ultimo foi no município de Itati, onde numa ação muito forte da Brigada Militar, conseguiu chegar a tempo e os indivíduos acabaram reagindo e no confronto cinco  criminosos foram  mortos”. Complementa Ranolfo.

Também diz que as investigações da Policia Civil tem desarticulado organizações criminosas que atuavam na pratica do roubo a banco. Um dos pontos positivos é a conexão da segurança pública com as demais áreas. O desenvolvimento econômico é fundamental. Nenhum investidor, empreendedor vai investir ou empreender num município, região, estado inseguro.

Relacionado a Capão da Canoa, o Vice-Governador e Secretário de Segurança Publica, Ranolfo Vieira diz que o município está desde o dia 1º de Julho, até agora sem nenhum homicídio. É um resultado importante. Vale ressaltar o trabalho desenvolvido pelo Segundo BPAT no Comando do Tenente Coronel Aurelio e da Policia Civil com a Delegada Sabrina Defentte junto com todos os policiais. Ranolfo Vieira Jr. trouxe boa uma noticia. Informou que o município receberá três viaturas semi blindadas para a Brigada Militar e uma para a Policia Civil. Os veículos deverão ser entregues em setembro ou máximo outubro.

Outra informação é de que a Delegada Sabrina Deffente é a nova Delegada Regional, mas deixará a titularidade da Delegacia de Capão da Canoa. Informou também que a delegacia virá para o antigo Fórum. A mudança deverá ocorrer em breve, já que a atual instalação teve problemas com o último vendaval.

O Vice-Governador disse também que é candidato ao Governo do Estado nas próximas eleições. “Mesmo sabendo que o debate não deve acontecer agora, em função da própria pandemia, mas meu nome está a disposição do Partido”, salienta Ranolfo Vieira Jr.

Texto: Rubenir Fernandes
Foto: Beto Rodrigues / AFL

COMPARTILHAR