Tradicional Festa da Cavalaria será retomada Tramandaí

O Comandante do 3º RCG e Presidente da Fundação Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório, Coronel Gustavo Schiffner, acompanhado do Sargento Ilha, estiveram na Rádio e TV Horizonte convidando a comunidade do litoral para a Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Cavalaria, dia 14, comemorativa ao 214° Aniversário de Nascimento do Marechal Manoel Luis Osório, em Tramandaí.

O Comando Militar do Sul do Exército Brasileiro (CMS) confirmou que a tradicional Festa Nacional da Cavalaria será retomada neste ano, em Tramandaí. A partir desta edição o evento passa a ser denominado pelo EB como “Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma da Cavalaria”. Os últimos ajustes para o evento, que ocorrerá no Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório, estão sendo finalizados.

A solenidade ocorrerá no dia 14 de maio, sábado, às 10h e é uma homenagem ao Patrono da Arma de Cavalaria, Marechal Manoel Luís Osório. O evento que conta com blindados, aeronaves e armas da cavalaria, atraí, em todas as edições, milhares de pessoas, entre moradores e visitantes.

Conforme o 1º Sargento Adjunto de Comando do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (RCG), Fagner Souza Ilha, haverá a apresentação da Cavalaria, bem como as demonstrações das modernas viaturas blindadas e das aeronaves.

Em relação aos convidados especiais, está confirmada a presença do Vice-presidente da República Hamilton Mourão. Além disso, geralmente as autoridades do executivo e legislativo estadual e municipal, e autoridades militares, estarão presentes.
Em 2019, último ano em que ocorreu o evento, antes da pandemia, cerca de 20 mil pessoas acompanharam a solenidade.

Em entrevista na Rádio Horizonte 95.7 FM, programa Revista Horizonte, o Presidente da Fundação Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório, Coronel Gustavo Shiffner, disse que é importante que as pessoas cheguem cedo para o evento, em função do trânsito e de estacionamento. Ele afirma que o local do evento estará aberto às 7h da manhã.
Os visitantes não precisarão pagar nada para assistir as atividades que serão muitas. Além disso, haverá food truks disponibilizados ao público que quiser almoçar ou lanchar no evento.

 

Rubenir Fernandes
Ado Andrade / AFL

COMPARTILHAR