Rodeio Crioulo de Capão da Canoa é cancelado

A comunidade tradicionalista caponense e demais simpatizantes da tradição gaúcha receberam nos últimos dias uma triste notícia, a de que a 22ª edição de um dos rodeios mais importantes do Rio Grande do Sul foi cancelada. O pronunciamento foi feito pelo Patrão do Patrão do CTG João Sobrinho, Luciano Velasco Alves, via Facebook.

Segundo o Patrão Luciano Velasco, esta edição do Rodeio Crioulo de Capão da Canoa não deve acontecer por falta de recursos públicos para a realização do evento.

Conforme ainda o Patrão, a Câmara Municipal de Vereadores deu sinal positivo para o repasse da verba, mas somente este recurso não é suficiente para a realização do evento, pois o executivo municipal não garantiu a sua cota de apoio financeiro ao CTG.

O executivo municipal deve manifestar-se publicamente sobre a impossibilidade deste rapasse financeiro, somente depois que o Prefeito Amauri Germano retornar de Brasília. O retomo do prefeito está previsto para a quinta-feira (1º) e o jornal fica impossibilitado de comunicar a sua manifestação em função do fechamento desta edição, que aconteceu na quarta-feira.

Confira na integra a Nota Oficial emitida pelo CTG João Sobrinho.

Capão da Canoa, 27 de fevereiro de 2018.

O CTG João Sobrinho, entidade tradicionalista situada em Capão da Canoa/RS a 52 anos, e pertencente a 23ª Região Tradicionalista do Estado vem público comunicar que apesar da proximidade da realização do 22º Rodeio Crioulo de Capão da Canoa, sendo esta de 05 a 08 e abril de 2018; de a entidade estar organizando uma contrapartida diferenciada, tendo visitação das escolas em dias letivos, entrada liberada para servidores públicos e deficientes todos os dias, portaria liberada para a comunidade no domino do evento; mesmo estando o evento no calendário municipal de eventos; mesmo a entidade tendo seus sócios e sua comunidade que usufruem da sede do CTG e aguardam o ano todo a realização do evento; este não será realizado.
Após inúmeras tentativas de negociação entre o Executivo, o Legislativo Municipal e o CTG João Sobrinho na busca de recursos para a realização do evento, mesmo o executivo, em um primeiro momento se comprometendo a apoiar financeiramente, somente obteve-se resposta final positiva da Câmara Municipal de Vereadores, mas este recurso somente não é suficiente para a realização do evento.
O Rodeio Crioulo é o maior evento cultural realizado no município de Capão da Canoa, onde atrai tradicionalistas de todos estado em suas diversas competições artísticas, campeiras e culturais.
O CTG João Sobrinho agradece a compreensão de sua comunidade tradicionalista, dos Caponenses, assim como o apoio recebido até o momento do Legislativo Municipal.
Cordialmente,

Luciano Velasco Alves
Patrão do CTG João Sobrinho

Texto: Ado Andrade
Foto; Ricardo Spezia / Arquivo AFL

COMPARTILHAR