Galeria de presidentes da Câmara ganha lugar de destaque

 

Quadros estão expostos em frente a Sala de Sessões Manoel Fernandes da Silveira

A galeria de presidentes da Câmara Municipal de Capão da Canoa foi colocada em um local de destaque
após a revitalização do primeiro andar do prédio legislativo. Os quadros com as fotos dos presidentes de todas as legislaturas estão na parte interna do prédio, em frente ao plenário.
A galeria faz parte do acervo do Legislativo e tem a missão de contar a história do município desde a sua
emancipação político-administrativa. De 1983 a 2019 já chefiaram o Poder Legislativo 23 presidentes,
alguns foram eleitos mais de uma vez e outros receberam homenagens após o seu falecimento. É o caso de Protásio Marques da Rosa, primeiro presidente da Câmara em 1983. A partir do Decreto Legislativo n° 005/2001 o prédio da Câmara passou a se chamar Protásio Marques da Rosa Filho. O decreto foi publicado em 10 de abril de 2001, e assinado pelo então presidente, vereador Luiz Gabriel.
A biblioteca pública também ganhou o nome de um parlamentar. Por meio da Lei Municipal N° 2.499, de 27 de dezembro de 2007, foi denominada Biblioteca Pública Municipal Valdomiro de Souza Titoni. O nome foi uma homenagem a um de seus idealizadores, o saudoso vereador Valdomiro de Souza Titoni, falecido no ano de 2005. Valdomiro presidiu a Câmara em 1995.
Conforme a Presidente da Câmara, Lavina Dias de Souza (Professora Lavina – PDT), a galeria guarda as memórias da instituição. “Todos os presidentes que por aqui passaram deixaram seu legado. Eles contribuíram para o desenvolvimento do município ao longo desses 37 anos de emancipação”, avalia.
A galeria pode ser visitada pela comunidade de segunda a sexta-feira das 13h às 18h e também durante a realização das sessões ordinárias, nas segundas-feiras a partir das 19h.

Matéria : Júlia Bozzetto/ASSECOM CMCC

COMPARTILHAR