Frente fria chega ao Sul do Brasil

Áreas de instabilidade voltaram a se intensificar entre o Paraguai e a Argentina e influenciam o Sul do Brasil. Depois de um início de semana com o tempo firme, a chuva já retornou à diversas cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Volumes de chuva entre 20 e 45 mm tinha sido registrados pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em localidades do Paraná até o meio da tarde desta quarta-feira (8). Em Ventania, choveu forte no período da manhã com acumulado de 44,6 mm no período de 4 horas. Em Ibaiti foram 22,6 mm e em Nova Fátima 20,8 mm.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os volumes observados até agora são menores. Já voltou a chover em Porto Alegre (RS) e em Florianópolis (SC).

Nova frente fria chega nesta quinta

As áreas de instabilidade vão ganhar um reforço com a chegada de uma nova frente fria nesta quinta-feira (9). Municípios do noroeste gaúcho e do oeste de Santa Catarina já poderão ter chuva desde a madrugada. Mas, em grande parte da Região Sul, o sol vai aparecer, o ar fica bastante abafado e as pancadas de chuva são esperadas para o começo da tarde. Há risco de temporais em toda a Região Sul, com raios e rajadas de vento que podem variar entre 60 a 90 km/h.

O deslocamento da frente fria ainda vai provocar pancadas de chuva, com mais temporais, na sexta-feira (10), mas a chuva perde força no fim de semana.

“Um sistema de alta pressão atmosférica vai influenciar o centro-sul do Brasil na próxima semana e impedir a formação de áreas de instabilidade pelo Sul. A expectativa é de uma próxima semana com bastante sol na Região”, afirma a meteorologista Josélia Pegorim.

Climatempo

 

 

 

COMPARTILHAR