Detran-RS perde 95 mil processos com recursos, defesas de multas e apresentações de condutores

Detran RS perdeu 95 mil documentos devido ao incêndio no prédio da SSP/RS Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

O Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) informou que o incêndio no prédio da Secretaria Estadual da Segurança Pública, em Porto Alegre, ocasionou a perda de aproximadamente 95 mil processos com recursos, defesas de multas e apresentações de condutor.

Mas que os serviços estão acontecendo normalmente como habilitação (aulas, exames médicos e psicológicos), exames práticos e teóricos, registro de veículos (emplacamentos, transferências), depósitos (remoções e liberações de veículos) e comercialização em desmanches. Devido ao alto grau de virtualização dos serviços da Autarquia, os credenciados do DetranRS operam normalmente, não havendo prejuízo ao cidadão.

“O incêndio atingiu significativo volume de processos que ainda ocorriam na modalidade impressa, porém, o Detran-RS já vem em estágio avançado de digitalização/virtualização, disponibilizando diversos serviços e realizando vários processos de maneira on-line, o que reduz o impacto geral do fato. Como sempre, preocupado com o atendimento ao cidadão, o Detran-RS e seus abnegados servidores criarão uma força-tarefa para o mais brevemente possível normalizar seu funcionamento e os serviços prestados. Todas as medidas serão amplamente comunicadas. Assim, solicitamos ao cidadão que se mantenha atento aos canais oficiais da autarquia”, afirmou o  diretor-geral do departamento, Enio Bacci.

O atendimento ao cidadão também está operante. A Ouvidoria (denúncias e reclamações) e o Disque-Detran funcionam normalmente. O chat de atendimento virtual via site já voltou a funcionar na manhã de sexta-feira (16). O atendimento presencial no TudoFácil, zona sul e zona norte da Capital, voltam a operar na segunda-feira (19), com agendamento prévio pelo site do DetranRS ou portal rs.gov.br. O canal Fale Conosco está temporariamente inoperante.

COMPARTILHAR