Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria passará pelo litoral

O empresário Cesion Pereira é o responsável pela organização do Fogo Simbólico no litoral

O surgimento do Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938, onde um grupo de patriotas reunidos decidiram criar este sentimento de civismo e patriotismo. Com isso eles optaram pelo fogo sempre encantou, e a chama trás este sentimento. Com isso criaram uma tocha e desde então, até hoje é acesa e cultuada na Semana da Pátria de primeiro a sete de setembro. Este grupo de patriotas é do Rio Grande do Sul e desde a época é feito uma cerimônia de acendimento da chama e ela é difundida entre a população gaucha, e depois em nível de país.

No Litoral Norte, de acordo com o Presidente da Associação de Veteranos da Primeira Companhia de Guardas, Mário Righi, pela primeira vez na história ela chegará aos municípios da região, através da Primeira Companhia de Guarda. A Companhia de Guarda sobre a chancela da Liga de Defesa e do Comando Militar do Sul é responsável por trazer esta chama a todos os municípios do Litoral Norte, começando em Balneário Pinhal, até o município de Torres. Para Righi este é um ano historico porque vai resgatar novamente o civismo entre as pessoas, uma coisa que estava sendo deixado de lado.

Righi acrescenta ainda que aqui no litoral o responsável pela organização de tudo é Cesion Pereira. Integrante também da Primeira Companhia de Guardas, Cesion enfatiza que toda a programação para a chegada do Fogo Simbólico está sendo organizado pelas prefeituras. Cada uma com sua disponibilidade para a realização do Cerimonial. Em Capão da Canoa a Secretaria de Turismo vem trabalhando para recepcionar os integrantes da Companhia, sendo que cerca de 17 integrantes conduzirão o Fogo Simbólico, e aqui no litoral outros 8 irão se integrar.

“A cerimônia de acendimento será no dia 14 deste mês, em Porto Alegre e em seguida seguirá para os municípios. Nas cidades estarão sendo recepcionado por entidades, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, escoteiros, cavalarianos e outros”, esclarece Cesion Pereira. O Fogo Simbólico chegará a região no dia 15, percorrendo os municípios até dia 21.

COMPARTILHAR