Posse dos diretores e vice-diretores ocorreu nesta segunda-feira (3)

Raquel Teixeira, secretária estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, conduzui nesta segunda-feira, 3 de janeiro, a cerimônia de posse dos diretores e vice-diretores eleitos e indicados que estarão à frente das instituições de ensino no triênio 2022-2024. A transmissão ocorreu pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

“O diretor tem o papel essencial de incentivar os alunos e os professores para inovação, para a melhoria, para o avanço e para a prosperidade educacional. Então, é com esse desejo que daremos posse aos gestores escolares”, destaca Raquel Teixeira.

Curso de Formação de Gestores Escolares

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou, no último dia 15 de dezembro, o Curso de Formação de Gestores Escolares. A iniciativa visa capacitar os diretores e vice-diretores eleitos e indicados no pleito realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A carga horária total prevista para a capacitação é de 360 horas e se estenderá até 2023, dividida em quatro circuitos.

O 1º circuito, que teve duração de 40 horas, foi organizado em quatro grandes dimensões: político-institucional, pedagógica, administrativo-financeiro e pessoal-relacional. Para concluir a formação, os gestores tiveram que realizar as atividades propostas no Portal Educação. Esta etapa foi um dos pré-requisitos para que fossem devidamente empossados. Ao todo, foram certificados mais de 5 mil profissionais.

As dimensões do curso buscaram desenvolver competências, habilidades, atitudes e resultados, instrumentalizando os gestores para que possam realizar uma gestão de qualidade, associando teoria à sua prática diária. Por meio desta formação, os gestores terão os conhecimentos necessários para proceder na gestão escolar, incluindo o domínio de conceitos e procedimentos, além do desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio emocionais.

Eleições para diretores

Com a participação de milhares de eleitores entre pais e responsáveis, alunos, professores e servidores, 1,4 mil chapas inscritas e mais de 3 mil computadores utilizados como urnas, a Rede Estadual encerrou as eleições para diretores e vice-diretores das escolas no dia 1º de dezembro.
Feito pela primeira vez de forma totalmente eletrônica, o pleito deste ano foi realizado por um sistema de votação desenvolvido em parceria com a PROCERGS.

COMPARTILHAR