DOIS SECRETÁRIOS SÃO AFASTADOS EM BAGÉ

Foto: Ministério Público/divulgação

Dois secretários foram afastados dos cargos suspeitos de irregularidades em processo licitatório em Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, por 180 dias na manhã desta terça-feira (9) durante uma operação do Ministério Público.

Durante o período de afastamento, ambos não poderão frequentar a prefeitura. Também foram suspensas as atividades econômicas de três empresas, e os contratos que elas mantêm com o município. No caso do serviço de coleta de resíduos sólidos, foi dado o prazo de 30 dias para que as atividades não sejam interrompidas antes de nova contratação.

Durante a manhã desta terça, foram cumpridos também mandados de busca e apreensão em 10 residências, nas sedes de duas empresas investigadas e em quatro repartições municipais.

“Não existe nenhuma denúncia formalizada, estamos no curso de uma investigação que está sob sigilo. Não podemos falar sobre réus. A investigação teve origem aqui no município de Bagé através de ação cível”, diz a coordenadora da Procuradoria de Prefeitos, Ana Rita Schinestsck.

As investigações iniciaram a partir do projeto “O MP Está de Olho”, do Centro de Apoio de Proteção do Patrimônio Público.

O Laboratório de Lavagem de Dinheiro do MP detectou irregularidades na contratação para a coleta de lixo na cidade. Há suspeita de superfaturamento tanto para este serviço quanto para a copeiragem, higienização e desinfecção de postos de saúde, cujas atividades eram realizadas por outra empresa suspeita.

Foram identificados indícios de irregularidades nas contratações da prefeitura de Bagé realizadas a partir de 2017 por meio de dispensas de licitação, fracionamentos e pagamentos em duplicidade para beneficiar as empresas de três suspeitos.

Um dos contratos irregulares teria sido feito para a prestação de serviço de coleta de resíduos sólidos, a partir de seleção com dispensa ilegal de licitação e direcionamento para uma empresa que não possuía experiência no ramo.

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR