Operação Roque desarticula organização criminosa que planejava atentados a delegacias e fóruns

O grupo criminoso também mantinha um esquema que utilizava drones para enviar drogas e celulares para casas prisionais

As investigações apontaram que o grupo criminoso planejava atentados contra delegacias e fóruns - Foto: Polícia Civil - Divulgação

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira(18),  na região metropolitana da  Capital, Operação Roque, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que planejava atentados contra delegacias de polícia e fóruns. Foram cumpridas 16 ordens judiciais em quatro cidades gaúchas, Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas. Quatro pessoas foram presas e foram apreendidas armas, munição, celulares, dinheiro em espécie e documentos.

As investigações se deram em duas frentes. Uma delas identificou ação criminosa de um grupo de indivíduos que planejava atentados em delegacias e fóruns. Somente nesse ano foram oito ocorrências policiais relacionada a esses fatos apuradas pela investigação.

A outra linha de investigação tinha como objetivo desmantelar um esquema de tráfico de drogas e monitoramento de policiais em Eldorado do Sul, inclusive planejavam ataque contra Policial Militar. Os áudios coletados demonstram que o líder da facção poderia mandar matar o policial se quisesse naquele momento.

O nome da operação, Roque, faz referência à única jogada do xadrez em que se movimentam duas peças ao mesmo tempo pelo mesmo jogador, de modo que a operação também atingirá duas atividades criminosas diferentes. maiores detalhes podem ser obtidos com o Delegado Guilherme Dill, titular da DP de Eldorado.

Texto: Fabiano Costa

COMPARTILHAR