Operação policial combate trafico internacional de drogas

Fazenda em Capão do Cipó era usada para pouso das aeronaves. Divulgação / Polícia Federal

Uma operação conjunta da Polícia Federal e a Receita Federal, na manhã desta quinta-feira(29),combate o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

São cumpridos 21 mandados de prisão e 40 endereços são alvos de mandados de busca e apreensão. No Rio Grande do Sul, policiais fazem buscas em nove municípios – Cachoeirinha, Capão do Cipó, Estância Velha, Gravataí, Itaqui, Novo Hamburgo, Palmares do Sul, Tramandaí e Uruguaiana.

A ação, batizada de Planum, investiga um grupo que seria responsável por transportar cocaína da Bolívia para o Rio Grande do Sul. Após essa droga chegava na Europa.

Pequenos aviões partiam do Mato Grosso do Sul para a Bolívia, onde eram carregados com, em média, 500 quilos de cocaína. Na sequencia chegava ao Rio Grande do Sul em fazendas de integrantes da organização criminosa, como em  Capão do Cipó, na Região Central. Após ela era levada a Europa pelo mar, e também em outras localidades do Brasil por transporte rodoviário.

O grupo também usava doleiros de São Paulo e uma espécie de banco informal para fazer o pagamento das transações. A prisão de um narcotraficante em Tramandaí, em agosto do ano passado, possibilitou o rastreamento do fluxo financeiro do grupo criminoso, com análise de dados bancários e informações compartilhadas pela Polícia Civil gaúcha.

Nesta manhã, policiais localizaram dólares dentro de uma máquina de lavar durante cumprimento de mandado em São Paulo. Uma aeronave também foi apreendida no Mato Grosso do Sul. Até o momento, não há informações de prisões.

Avião de pequeno porte foi apreendido no Mato Grosso do Sul
Divulgação / Polícia Federal

 

 

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR