Xangri-Lá iniciará oficinas sobre a revisão do Plano Diretor

Beto Rodrigues Repórter fotográfico

O plano diretor de Xangri-lá está em processo de revisão através de convênio firmado com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenado pelo núcleo de Tecnologia Urbana da UFRGS, o processo de elaboração do plano diretor compõem-se de duas fases principais: a fase do diagnóstico e a fase das propostas que farão parte do projeto de lei a ser enviado pelo Poder Executivo para apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores do Município.
No presente momento, em que o Diagnóstico Municipal está em curso, é fundamental que as informações organizadas pela equipe da UFRGS bem como a interpretação dada a estas informações (chamada Leitura técnica) dialoguem com o conhecimento e a experiência da população de Xangri-Lá sobre seus problemas e potencialidades (a leitura comunitária).
Para viabilizar este diálogo presencial a população e entidades representativas da comunidade e da sociedade estão convidadas a tomar parte de oficinas, nas quais haverá espaço para o debate sobre o diagnóstico e sobre ideias para a revisão do atual plano diretor. As oficinas estão divididas em dois tipos: territoriais e temáticas.
As oficinas territoriais tem como objetivo debater problemas e soluções para os diferentes bairros de Xangri-Lá, agrupados em três oficinas. A primeira será no dia 5 de dezembro, dedicada aos bairros Guará e Figueirinha, a segunda oficina Territorial no 12 de dezembro direcionada aos bairros Marina, Maristela, Remanso, Rainha do Mar, Noiva do Mar, Arpoador, Coqueiros e os respectivos Condomínios implantados nestes balneários.
A terceira oficina territorial será no dia 17 de dezembro, dedicada aos bairros Atlântida e Xangri-lá e condomínios destas duas áreas.

Nestas oficinas, os moradores terão a oportunidade de expor, debater e propor temas e soluções específicas dos seus bairros e balneários.
As oficinas temáticas de interlocução setorial abordarão os principais temas do plano diretor (Plano Estratégico, Plano Regulador, Sistema de Gestão, Sistema Viário/Mobilidade, Infraestrutura, Equipamentos Sociais), de acordo com diferentes interesses de três grupos de interlocutores: a primeira oficina temática no dia 6 de dezembro será realizada com os membros do atual Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, a segunda oficina temática no dia 13 de dezembro com entidades da Sociedade Civil e a terceira e última oficina temática no dia 18 de dezembro incluirá Entidades Técnicas das áreas da Engenharia, Construção Civil, da Arquitetura e Urbanismo e do Direito.

Oficina Territorial 1: Bairros Guará e Figueirinha
Dia 05 de dezembro de 2019 – 19:00 horas
Local: Sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Rua Olmiro Lima, 163, Bairro Guará

Os locais das demais oficinas territoriais serão divulgados posteriormente.

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR