Vacina contra o HPV é realizada no município

Jovens com até 26 anos devem procurar pelas ESFs Santo Antônio, Arco-Íris e Capão Novo para se vacinar

A Secretaria de Saúde, através do Setor de Vacinas, informa que a vacina do HPV (Human Papiloma Vírus) foi ampliada para jovens de 26 anos. O período de vacinação acorre até sexta-feira (25).

Meninas de 09 a 26 anos e meninos de 11 a 26 anos, estão no grupo, basta apresentar a carteira de vacina, para que outras imunizações que estejam pendentes possam ser realizadas.

Em Capão da Canoa há três pontos de vacinação, os ESFs Santo Antônio e Arco-Íris, entre quarta e quinta, das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 16h30. Já na sextas os atendimentos são das 8h às 11h30 e das 13h15 às 14h30. No ESF Capão Novo as vacinas podem ser feitas até às 16h30 dessa quarta-feira.

Adolescentes na faixa etária de 12 e 13 anos devem comparecer aos postos para fazer a vacina contra meningite. Será aplicada uma dose.

Vale lembrar que o HPV é um vírus que vive na pele e na mucosa dos seres humanos, como vulva, vagina, colo do útero e pênis. Quando afeta os órgãos genitais é uma infecção transmitida sexualmente (DST). O sexo desprotegido é a principal via de transmissão, mas também é possível ser passado de mãe para filho no momento do parto.

Para o Secretário de Saúde, Josiel Gonçalves de Matos, é fundamental que a comunidade fique atenta às campanhas e se dirija aos postos de saúde. “Nossa meta é vacinar o maior número possível de crianças e jovens da nossa comunidade, além de alertá-los sobre os riscos de contaminação”, observa.

As imunizações compõem o cronograma de atividades da Semana Estadual de Multivacinação de Adolescentes, que iniciou na última segunda-feira (21).
Matéria: Júlia Bozzetto/PMCC

 

COMPARTILHAR