Samsung fecha contrato para fornecer 5G à maior operadora dos EUA

Com as restrições impostas pelo governo dos Estados Unidos ao uso de produtos da Huawei em redes de telefonia no país, a Samsung aproveitou para fechar uma encomenda no valor de US$ 6,64 bilhões (cerca de R$ 35,2 bi) para fornecer equipamentos de rede à Verizon, maior operadora de telefonia celular no país.

O contrato envolve equipamentos de infraestrutura para redes 4G e 5G, expandindo o uso de tecnologias da empresa sul-coreana pela operadora, que afirmou não utilizar dispositivos da chinesa Huawei.

Apesar das empresas não revelarem o período de abrangência do contrato, um documento regulatório cita que o acordo tem validade entre 30 de junho de 2020 e 31 de dezembro de 2025.

Ainda pequena

De acordo com a consultoria Dell’Oro Group, a Samsung representou apenas 3% do mercado global de equipamentos de rede celular em 2019. Os sul-coreanos estão (bastante) atrás das líderes Huawei, com 28%, da finlandesa Nokia (16%), da sueca Ericsson (14%), da chinesa ZTE (10%) e da norte-americana Cisco (7%).

Considerando apenas as redes 5G, a participação da Samsung dá um salto para o quarto lugar, com 13% de fatia de mercado, atrás da Huawei, Ericsson e Nokia.

Com o novo contrato, a Samsung se posiciona para ganhar mercado entre as concorrentes, especialmente da Huawei. A gigante chinesa tem encontrado resistência em alguns países desenvolvidos – onde o 5G começa a se expandir – devido a suspeitas, negadas pela empresa, de envolvimento com o governo chinês.

O forte crescimento do 5G em 2020, puxado principalmente pela China, deve ganhar ainda mais força no próximo ano, com o lançamento do iPhone 12 e a chegada de smartphones Android 5G básicos.

“Com este contrato estratégico de longo prazo, esperamos continuar a avançar os limites da inovação 5G para melhorar as experiências móveis dos clientes da Verizon”, afirmou a Samsung em seu comunicado.

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR