Rótula na Estrada do Mar terá mudança de tráfego a partir desta sexta-feira

Foto: Arquivo/Daer

Os motoristas que planejam se deslocar para o Litoral Norte nos próximos finais de semana devem ficar atentos às alterações no trânsito da rótula da ERS-389 – conhecida como Estrada do Mar – com a ERS-407, em Xangri-Lá. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) adota, pelo segundo verão consecutivo, um desvio para facilitar o fluxo de veículos que costuma aumentar nesta época do ano em direção às praias gaúchas.

Com a mudança, quem vier de Morro Alto pela ERS-407 não poderá seguir em frente e nem fazer a conversão à esquerda ao chegar à rótula. Será preciso dobrar à direita e trafegar obrigatoriamente pela Estrada do Mar em direção a Osório até o Grupamento de Polícia Rodoviária de Xangri-Lá, onde pode ser feito o retorno livre para Capão da Canoa.

“Foi uma solução que diminuiu consideravelmente os congestionamentos no último veraneio e, como conseguimos alcançar esse objetivo, estamos retomando-a nesta temporada. Além disso, nenhum acidente foi registrado durante o funcionamento do desvio”, ressalta o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. “Teremos equipes monitorando constantemente o volume de veículos na rótula e adequando o trânsito no local conforme o volume que for registrado no momento.”

A modificação será implantada às sextas-feiras, das 15h à meia-noite, e aos sábados, das 8h ao meio-dia, podendo ser ampliada de acordo com o volume de tráfego no local. A medida começa a valer já neste final de semana (29 e 30) e vai até 5 de março, como parte do conjunto de ações da Operação Verão Para Todos, do governo do Estado.

A imagem é um croqui que demonstra as alterações de tráfego que serão adotadas pelo Daer no entroncamento da ERS-407 com a Estrada do Mar, em Xangri-lá.Fluxo da ERS-407 será desviado para a Estrada do Mar, em direção ao Grupamento de Polícia Rodoviária de Xangri-lá – Foto: Reprodução/Daer

Viaduto para 2018

Daqui a um ano, os veranistas já devem transitar por um viaduto no entroncamento da Estrada do Mar com a ERS-407. A licitação para a obra foi aprovada na última terça-feira (19) pelo Conselho de Administração do Daer e o processo está em encaminhamento para a Central de Licitações do Estado (Celic).

Após a escolha e a contratação da empresa responsável pela construção da estrutura, serão seis meses de prazo para a conclusão do viaduto. A estimativa é de que a estrutura fique pronta ainda em 2018. Ela receberá investimento de R$ 5 milhões do Tesouro Estadual.

Júlio Cunha Neto/ Léa Aragón

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR