Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho

A comunidade presente no evento acompanhou a apresentação do projeto, além de uma palestra motivacional

A Prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, promoveu o lançamento do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O evento ocorreu na Casa de Cultura Érico Veríssimo, na segunda-feira (21), às 14h. Além da apresentação do programa, o palestrante Sandro Libardoni falou sobre como transformar dificuldades em conquistas.

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, destaca as iniciativas tomadas pelo executivo, desde o início da gestão, para a geração de emprego e renda no município. “Já instalamos a comissão municipal do emprego, estamos oferecendo cursos profissionalizantes para a comunidade, criando políticas para aumentar os postos de trabalho, enfim, movimentando toda equipe para desenvolver o município”, analisa.

Para a Secretária de Assistência e Inclusão Social, Maria Elisete Machado Germano, é fundamental trabalhar políticas públicas a fim de fomentar a geração de emprego e renda. “Diante do complicado cenário de desemprego, que afeta todo o país e o Rio Grande do Sul, nós da Prefeitura estamos trabalhando fortemente para mudar esse contexto no nosso município”, afirma.

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. O público-alvo são Pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14* e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, inscritas no cadastro único.

Entre as principais ações estão Identificação e sensibilização de usuários através dos projetos, programas e serviços da assistência social; oficinas semanais para promoção de estratégias, ações e medidas para desenvolvimento de habilidades e orientação para o trabalho e emprego; encaminhamento dos usuários para o acesso a oportunidades e monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho.

Também participaram do evento o Secretário de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Luciano Flores, o Secretário de Administração, Clécio Araújo, Secretário de Coordenação dos Distritos, Eduardo Sarmento, Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Raphael Ayub, vereadores Itamar do Parque Antártica e Professora Lavina, além das assistentes sociais do Departamento de Assistência Social do Rio Grande do Sul, Cátia Silveira e Marcele Fromming, e a representante do SENAC, Miguelina Rijo.

Metéria: Bernardo Zamperetti

COMPARTILHAR