Prefeitura orienta lojistas a entregar os materiais recicláveis para a coleta seletiva

Ação visa uma cidade mais limpa e sustentável

A Prefeitura de Capão da Canoa, por meio do Departamento de Meio Ambiente, órgão vinculado à Secretaria de Meio e Planejamento, está realizando visitas às lojas, inicialmente, para explicar a importância da coleta seletiva. Após a atividade será ampliada para os demais. Os lojistas estão sendo orientados a entregar os materiais recicláveis direto ao caminhão da coleta seletiva, bem como sobre a normativa das cores dos sacos de lixo, conforme o Decreto 227/2017.
A meta da administração municipal é incentivar o destino correto dos resíduos orgânicos e secos, além de gerar renda para as pessoas que trabalham na Usina de Triagem, localizada nas proximidades do Aterro Sanitário. Muitas lojas já participam dessa ação, separando papelão, isopor e outros materiais recicláveis, e os entregando direto ao caminhão da coleta seletiva.
Uma das empresas que executa essa atividade é a Loja Colombo. De acordo com o gerente da loja, Fabricio Pacheco, há um ano e cinco meses a ação é realizada semanalmente. “Temos o contato do motorista e combinamos com ele as entregas, o serviço é eficaz e gera um bem enorme ao meio ambiente”, disse.
Para o Secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Jorge Arbello, entregar os materiais direto ao caminhão da coleta seletiva é a gatantia de que os resíduos recicláveis irão para o destino correto. “Esse ato simples transforma o meio ambiente em que vivemos, pois gera uma cidade limpa, além de renda para quem vive do trabalho de reciclagem”, avalia.
Os trabalhos estão sendo realizados pelo gestor ambiental do Departamento de Meio Ambiente, Ivair Bedendo. Segundo o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, tornar o município mais sustentável e com uma qualidade de vida ainda melhor são os objetivos. “O que estamos fazendo é conscientizar a população quanto a importância da separação dos resíduos e as incentivando a colaborar com as atividades da coleta seletiva. Assim todos nós só temos a ganhar”, observa.

Texto: Julia Bozzetto
Foto: Luiz Moaraes

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR