Prefeitos planejam Verão 2017/2018 e destinação dos resíduos sólidos

A principal reivindicação dos municípios diz respeito a segurança

De olho na temporada de veraneio, prefeitos cobram

Os prefeitos do Litoral Norte já iniciaram a preparação para o Verão 2017/2018, cobrando do Governo do Estado a infraestrutura necessária para receber turistas e veranistas nas praias. A informação é de que a temporada de Verão inicia em 16 de dezembro de 2017, conforme a equipe do Governo do Estado que participou na última sexta-feira, dia 10 de novembro da Assembleia Geral da Amlinorte e CP Amlinorte, na sede em Osório.
De acordo com o presidente da Amlinorte, Cilon Rodrigues da Silveira, prefeito de Xangri-lá, a principal reivindicação dos municípios diz respeito a segurança, com a falta de efetivo para o policiamento. Outra preocupação está na diminuição de salva-vidas em alguns balneários ao longo da orla, justificado pelos oficiais do Corpo de Bombeiros pela falta de recursos do governo do Estado. A Amlinorte está aguardando o agendamento de uma visita do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, ao Litoral Norte para tratar sobre a falta de policiamento na região, principalmente com a chegada do verão.
Outro assunto debatido na assembleia dos prefeitos foi sobre a destinação dos resíduos sólidos, uma vez que em maio de 2018 haverá o encerramento das atividades do aterro sanitário de Tramandaí. Com isso, dez municípios litorâneos não terão para onde levar o lixo e a proposta dos prefeitos é preparar uma alternativa conjunta, através do Consórcio Público Amlinorte. Várias reuniões estão sendo realizadas com os técnicos dos municípios, a fim de desenhar um modelo de gestão consorciada para a destinação dos resíduos a um aterro sanitário licenciado.
Também participou do encontro o Bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, que solicitou aos municípios apoio para a realização da 41ª Romaria da Terra do RS. O evento acontecerá no dia 13 de fevereiro de 2018 (terça-feira de carnaval), sendo escolhido como local a comunidade de Rio de Dentro, no município de Mampituba.

Texto e foto: Rose Scherer / AMLINORTE

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR