Prefeito negocia abertura da UPA São Jorge junto ao Ministério da Saúde

Foto: SIMERS

Mesmo inaugurado em 2016, espaço não possui condições de funcionamento

Buscando atender inúmeros pedidos da população referente à área da saúde pública, o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, se reuniu com o Assessor Especial do Ministro da Saúde para Assuntos Parlamentares, Georgenor Cavalcante Pinto, e o ex-deputado Federal, Vilson Covatti. A principal pauta abordada foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Jorge.

O Prefeito Amauri reivindicou o repasse financeiro para viabilizar o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento no Bairro São Jorge em Capão da Canoa, bem como a liberação de verba para aquisição de equipamentos e funcionamento do serviço de hemodiálise no município. A UPA foi inaugurada no ano passado, mas sem possuir condições de trabalho, pois nem mesmo a obra física está pronta. Além disso, faltam todos os equipamentos e o corpo de funcionários para atender a população.

Os representantes do Ministério da Saúde afirmaram que, para que seja efetuado o repasse da parcela final, é necessária a comprovação de conclusão da obra, que ainda não aconteceu. Só serão dados os próximos passes, como o repasse mensal para custeio, bem como liberação de verba para a aquisição de equipamentos médicos, após a comprovação de conclusão da obra.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que, além de viabilizar o funcionamento da UPA, uma das necessidades apresentadas foi a prestação do serviço de hemodiálise. “É pedido muito constante da comunidade e a saúde é uma de nossas prioridades, por isso, mesmo com pouco tempo de governo, estamos trabalhando muito para melhorar essa área”, garante.

O Ministério da Saúde não possui recurso próprio para colaborar com todas as demandas que surgem por parte dos municípios, por isso o caminho adequado para busca do recurso seja por meio de emenda parlamentar. A Prefeitura de Capão da Canoa irá, como próximo passo, especificar as demandas da UPA de maneira completa para que o Ministério analise.

Bernardo Zamperetti

 

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR