Nova diretoria da AMLINORTE traça parceria com a Secretaria de Segurança do RS

Em reunião da Amlinorte realizada no dia 8 de fevereiro de 2018, na Câmara de Vereadores de Capão da Canoa, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cezar Schirmer, propôs aos prefeitos integrar os sistemas de monitoramento dos municípios. Cumprindo com uma agenda que havia prometido à região no ano passado, ele esteve reunido com os prefeitos, vereadores e secretários municipais, acompanhado dos dirigentes da cúpula da segurança pública no Estado, para passar essa proposta aos gestores.

Na abertura da reunião, o presidente da Amlinorte, prefeito Amauri Magnus Germano, de Capão da Canoa, destacou a importância em receber o titular da segurança do Estado, a fim de acalmar os anseios dos gestores municipais, que absorvem diariamente as angústias da população com a insegurança. A relevância do encontro também atraiu a presença do deputado federal da região, Alceu Moreira (PMDB/RS) e do deputado estadual Gabriel Souza (PMDB/RS), que vieram contribuir com o debate.

A proposta apresentada pelo secretário diz respeito a participação dos municípios, de forma consorciada, ao programa Sistema de Segurança Integrado com os Municípios – SIM/RS. O objetivo é integrar os sistemas de vídeo monitoramento dos 23 municípios do Litoral Norte a uma Central de Monitoramento, que pode ser no litoral ou na central de Porto Alegre, implantada em 2014 para a Copa do Mundo. Esse cercamento eletrônico permite acionar as unidades de policiamento da Brigada Militar mais próximas a ocorrência, ampliando as possibilidades de combate aos sinistros.

De acordo com o secretário Schirmer, o monitoramento por câmeras é a principal ferramenta para o controle da criminalidade nos países do mundo. “O crime não respeita fronteiras, por isso temos que combatê-lo com inteligência, integração e tecnologia”, destacou o secretário da segurança. Cobrado pelos prefeitos a respeito da falta de efetivo nas cidades, o secretário informou que continua buscando recursos para atender a necessidade de pessoal, equipamentos, armas e munição, que deverão ser contemplados ainda nesse ano.

O presidente da Amlinorte, prefeito Amauri Germano, agradeceu a atitude parceira do secretário Cezar Schirmer, lembrando que a obrigação dos gestores municipais é defender e cobrar as necessidades de seu município. Ele informou que a associação deverá promover um amplo debate com os 23 prefeitos e os presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios para delinear o projeto de cercamento eletrônico do Litoral Norte. O presidente do Consórcio Público Amlinorte, prefeito Luiz Steffen, de Morrinhos do Sul, referendou a proposta e deverá estudar uma solução consorciada que beneficie toda região.

Participaram da reunião os prefeitos de Capão da Canoa, Amauri Germano, Morrinhos do Sul, Luiz Steffen, de Caraá, Nei Pereira dos Santos, de Xangri-lá, Cilon Silveira, de Itati Flori Werb, de Mampituba, Dirceu Selau, de Terra de Areia, Aluísio Teixeira, de Arroio do Sal, Affonso Angst, de Dom Pedro de Alcântara, Dirceu Machado, de Três Forquilhas, Robson Bobsin, o vice prefeito de Imbé, Ique Vedovato, e de Balneário Pinhal, Alequis Pinto, além dos secretários municipais de Maquiné, Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí, representando os prefeitos. O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Capão da Canoa, vereador José de Matos Novaski, representou o Legislativo Municipal, acompanhado de outros vereadores da cidade.

 Texto e fotos: Rose Scherer

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR