Manutenção no farol de Capão da Canoa auxilia navegantes da costa caponense

Foto: Ricardo Spezia AFL

Os faróis são estruturas equipadas com uma fonte luminosa destinadas à orientar a navegação marítima, fluvial, lacustre e, em menor escala, a aérea. Servem para marcar pontos importantes das rotas (cabos, ilhas, acesso aos portos), alertar sobre perigos (recifes, bancos de areia, rochedos submersos) e indicar caminhos (alinhamentos).

São referência para que o navegante possa determinar sua posição no mar e conduzir a embarcação com segurança. Atualmente a navegação se baseia em sistemas eletrônicos, mas os faróis ainda são extremamente úteis:

Na aproximação de portos;

Na confirmação de posição e aferição de instrumentos;

Como referência visual em caso de pane elétrica;

Como referência para embarcações desprovidas de meios eletrônicos de navegação.

Capão da Canoa também tem o seu farol para o auxilio à navegação, ele está localizado na praia do Araçá, desde o ano 2000, antes disso, o farol caponense era o que hoje se encontra na bonita Praça do Farol, no Centro da cidade e que há 18 anos está desativado.

Recentemente moradores do bairro verificaram que a luz farol não estava funcionando, a informação chegou até a Rádio Horizonte e ao Jornal A Folha do Litoral.

Fizemos contatos com a Marinha do Brasil (Serviço de Sinalização Náutica do Sul), para providenciar o conserto.

Prontamente, através do Capitão-Tenente Alessandro Oliveira dos Santos, o sinal foi reestabelecido e o farol de Capão da Canoa voltou a guiar os navegantes que passam pela orla caponense.

Nossos cumprimentos à Marinha do Brasil na pessoa do oficial Capitão-Tenente Alessandro Oliveira dos Santos pela presteza na recuperação do farol que, além de sua importância para a navegação é sem dúvida um ponto turístico importante de nossa cidade.

De Torres ao Chui, o Rio Grande do Sul conta com 33 faróis guiando com segurança as embarcações que navegam pela costa gaúcha.

ADO ANDRADE

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR