Manchas de óleo atingem mais de 800 pontos do litoral brasileiro

Foto: Divulgação

Após três meses do surgimento das primeiras manchas de óleo no litoral brasileiro, o número de localidades atingidas já totaliza mais de 800 pontos nos nove Estados do Nordeste, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Para o coordenador-geral do Cenima (Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais), Pedro Bignelli, ligado ao Ibama, a origem do desastre ambiental ainda está longe de ser esclarecida. “Perdemos o ‘timing’. Quanto mais passa o tempo, mais difícil encontrar a origem das manchas de óleo. Você perde as conexões, precisa mapear as correntes e, como espalhou demais, puxar o fio da meada é complicado”, disse.

Segundo ele, no combate às manchas nas praias, o governo “priorizou a questão humana, econômica e os banhistas”. As primeiras manchas de óleo surgiram no dia 30 de agosto, em praias da Paraíba.

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR