Incubadora de Multinacionais e Mostra Científica

A Incubadora de Multinacionais foi um projeto interdisciplinar realizado pelos alunos de terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo, que veio sendo elaborado desde o primeiro trimestre deste ano. A primeira etapa foi concluída no dia 18/07, através da entrega dos relatórios científicos, onde foi descrito todo o processo de desenvolvimento interno e externo das empresas. No dia 11/08 foi concluída a segunda etapa onde os alunos apresentaram suas empresas com auxílio de maquetes elaboradas pelos mesmos em uma Mostra Científica da instituição.

Teve como coordenadora a professora Gabriela Monteiro de Oliveira e como colaboradores os demais professores da série das diversas áreas do conhecimento.

O projeto teve como objetivos despertar no aluno do Ensino Médio o gosto pelo empreendedorismo, prepará-lo para o mercado de trabalho e colocar em prática a teoria apresentada em sala de aula, mesmo sendo uma multinacional fictícia.  As empresas criadas foram projetadas e organizadas desde o início pelos alunos. Vários quesitos foram solicitados pelos professores para norteá-los no processo de elaboração deste projeto.

O resultado dos trabalhos apresentados foi de alto nível com uma riqueza de detalhes impressionante. Os alunos tiveram o cuidado de apresentarem  a empresa fictícia como se ela realmente existisse. Os detalhes foram minuciosamente explicados e os cuidados foram tantos, que até mesmo, as vestimentas usadas eram de acordo com a empresa criada.

Neste mesmo dia, também aconteceu a Mostra Científica dos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo. O projeto organizado pelas professoras Camila Marques, Mahara Bieger e Fernanda Bitencourt, após excursão pedagógica ao Museu de Ciências e Tecnologias da PUCRS no início do segundo trimestre, deu a possibilidade aos educandos  realizarem experimentos que eles acharam mais interessantes após a visita que realizaram.

Parabéns, alunos e professores!

Texto: Gabriela Monteiro

COMPARTILHAR