Governo faz balanço de um mês da Operação RS Verão Total

“Os resultados desses primeiros 30 dias são excelentes", disse o vice Ranolfo, que coordena a Operação RS Verão Total 2020 - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Na apresentação do balanço, realizada em Capão da Canoa, o governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública (SSP), Ranolfo Vieira Júnior, comemoraram os números e o sucesso das ações de todas as instituições vinculadas da SSP – Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) – e das demais secretarias envolvidas na ampliação de serviços públicos aos cidadãos em todo o litoral gaúcho, referentes ao período entre 21 de dezembro de 2019 e 21 de janeiro de 2020.

Houve redução de quase 50% no roubo a comércio, redução superior a 30% de arrombamento a comércio, roubo a residência e homicídio doloso, além de diminuição de 9% no número de salvamentos e apenas uma morte por afogamento. Estes são os resultados do primeiro mês de atividades da Operação RS Verão Total, divulgados nesta sexta-feira (31/1) pelo governo do Estado.

Aproveitando a solenidade no litoral, o governo entregou dez motos aquáticas para o CBMRS. Os equipamentos permitirão aos guarda-vidas ampliar as ações de prevenção e orientação aos banhistas quanto aos locais seguros para banho, além de acelerar o tempo de resposta e o alcance nas situações que exigirem o resgate de vítimas em águas internas e nas praias dos litorais Norte e Sul do RS.

“Com certeza, vai qualificar ainda mais a atividade dos bombeiros já a partir de amanhã (1º/2) nas praias do Litoral Norte e, em seguida, também no Sul”, afirmou o vice-governador Ranolfo, que coordena a Operação RS Verão Total. “Os resultados desses primeiros 30 dias são excelentes, mas esperamos que, no encerramento da operação, no dia 2 de março, possamos ter resultados ainda melhores para apresentar à população”, acrescentou.

Foram entregues ao CBMRS, ainda, 12 pranchas de resgate e 10 desfibriladores externos, semiautomáticos, que equiparão os triciclos utilizados pelos guarda-vidas para o trabalho de prevenção e abordagem na faixa de areia. Os equipamentos são doação da Unimed.

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR