Estradas estaduais terão novo radar

Novo radar estará nas estradas gaúchas neste verão. A Folha do Litoral

As câmeras de monitoramento e os radares móveis em forma de pistola ganharão reforço de um novo equipamento de fiscalização, o TruSpeed. Apelidado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar(CRBM) neste verão. Trata-se do TruSpeed.

O equipamento portátil tem alcance de 1,2 quilômetro, 400 metros a mais do que as pistolas TruCam.  Ele  é posicionado como um binóculo apontado para a rodovia. Na parte frontal, além da câmera, há uma lente pela qual o policial observa a movimentação. O visor interno mostra informações como distância e velocidade dos veículos, mas não fotografa. Constatada a irregularidade, é preciso abordar o condutor.

A estréia deste novo aparelho está marcado para o sábado(15), quando começa a Operação Golfinho.O comandante do CRBM, coronel José Henrique Gomes Botelho, diz que o aparelho é mais eficiente na identificação de infrações, inclusive ultrapassagem em local proibido e uso do celular ao volante.

— Quando o infrator enxergar o policial, já terá sido flagrado por excesso de velocidade. O alcance do monóculo facilita a abordagem caso constatadas outras infrações a longa distância. Aí, o motorista será autuado por meio do Talonário Eletrônico de Multas, um tablet que permite a impressão do auto de infração na hora — disse o comandante, reforçando que esse tipo de autuação é mais uma novidade implementada neste ano.

A PRF também colocará a novidade nas estradas.

 O superintendente no Estado, João Francisco Ribeiro de Oliveira, vai remanejar parte da equipe para dias, locais e horários específicos, conforme a necessidade. Ao todo, são cerca de 700 agentes que contarão, nesta temporada, com auxílio de drones. O aparelho vem sendo aproveitado durante o ano, mas será empregado pela primeira vez na praia.

— São equipamentos que aumentam nosso grau de atuação, permitem flagrar infrações e até direcionar fiscalização para locais críticos —  explicou o inspetor.

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR