Dia de Campo sobre Pesca Artesanal é debatido em Capão da Canoa

Foto: Paulo Marques /AFL

Emater/RS-Ascar e prefeitura municipal realizam evento voltado à pesca artesanal na Reserva da Laguna

Aproximadamente 200 pessoas ligadas a pesca na região estiveram na quarta-feira (1º), nas dependências da Reserva da Laguna, participando do evento “Dia de Campo sobre Pesca Artesanal”. Neste dia dedicado a pesca artesanal foram debatidos temas como a inclusão social e a garantia de direitos. A Emater/RS-Ascar e prefeitura municipal, em parceria, realizaram o evento.

Assuntos importantes à comunidade da pesca foram debatidos, tais quais os direitos trabalhistas, primeiros socorros, práticas físicas para prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e segurança do trabalho.

Dividido em dois momentos, na parte da manhã participaram pescadores e pessoas envolvidas com a pesca dos municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Cidreira Torres e Xangri-lá. A tarde foi à vez dos pescadores de Capão da Canoa, Imbé, Osório, Tramandaí e Terra de Areia.

O diretor-técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Lino Moura, disse que o objetivo do encontro era informar os pescadores profissionais artesanais sobre os diferentes direitos e deveres que envolvem a profissão. “Nós mostramos os direitos e a importância de cumprir as exigências para não perder o que já é assegurado e para que possam acessar as políticas públicas disponíveis”, destaca ele.

O evento contou com a presença de autoridades do executivo caponense, além de Ana Paula Soares, gerente do Banco do Brasil, Roberto Dutra engenheiro agrônomo da Cooperativa Sicredi, Jairo Murliki, proprietário da Reserva da Laguna, representantes da Emater/RS-Ascar, Lino Moura, diretor-técnico, Ademir Santin, gerente regional e o presidente do Fórum da Pesca, Leandro Miranda.

 

ADO ANDRADE

 

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR