Como pesquisar os postos com combustível mais barato?

Agência publica pesquisas semanalmente com os preços, além de divulgar relação dos postos fiscalizados

Além da qualidade, evitando combustível adulterado, o preço é uma variável muito importante na hora de escolher o posto onde abastecer. Mas você sabia que consegue pesquisar na internet os preços dos postos? A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) publica semanalmente o levantamento dos preços, incluindo gasolina, etanol, diesel não aditivado, diesel S-10 e gás natural veicular (GNV).

Apesar do nome bem grande, a pesquisa entitulada Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis abrange 459 localidades. E você pode realizar a busca por Estado ou por município, além de consultar o resumo em diferentes prazos (semanal, mensal, 4 últimas semanas, 10 últimas semanas e 3 últimos meses).

No resumo, você encontrará o preço médio, o mínimo e o máximo para cada tipo de combustível. E o filtro pode ser feito por município. Para saber se você está pagando um preço justo, consulte os resumos semanal ou mensal para conhecer essa margem.

Mas se o seu objetivo é descobrir o posto mais barato perto de você, clique aqui para acessar o site da pesquisa na ANP e fazer a sua busca. Não se assuste se o posto onde você sempre abastece não aparecer na relação. Filtrando pelo município, aparecerá no resultado somente os postos com data de coleta de amostras recente. Por isso, faça essa pesquisa regularmente para encontrar o melhor preço na sua região.

App de celular

Existem ainda aplicativos para smartphone que ajudam a localizar o melhor preço na região onde você estiver. Entre eles estão: Preço dos Combustíveis (Android), Combustíveis (IOS) e Gazo (Android e IOS).

Cuidado com combustível adulterado

A ANP divulga online uma lista com todos os postos de abastecimento fiscalizados em relatórios mensais, com diferença de dois meses entre o mês da fiscalização e o mês da publicação. A lista inclui razão social, CNPJ, endereço, informações sobre autuações, interdições e motivos. Os consumidores também podem solicitar consultas ao andamento de processos administrativos dessas ações. Clique aqui para acessar a pesquisa.

 

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR