Cerca de 240 mil veículos devem seguir para o litoral do RS no feriadão de Ano Novo

Previsão é de que cerca de 210 mil veículos passem pela freeway e outros 30 mil pela BR-116. Fluxo mais intenso deve ser desta quinta (28) até sábado (30)

Depois do Natal, o feriado de Ano Novo deve movimentar ainda mais as estradas gaúchas. O litoral, tanto Norte como Sul, são os destinos mais procurados no estado.

A previsão é de que cerca de 210 mil veículos passem pela BR-290, a freeway. Outros 30 mil seguirão pela BR-116. O fluxo mais intenso deve ser desta quinta (28) a sábado (30).

A freeway será a rodovia de maior movimento no estado no período, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Triunfo Concepa, concessionária que administra a via, informou que a expectativa é de 45 mil veículos rumo às praias já nesta quinta-feira (28). Na sexta (29), esse número sobe para 75 mil automóveis.

No sábado (30), espera-se mais 65 mil carros deixando a capital e Região Metropolitana rumo ao Litoral Norte. O domingo (31), véspera de Ano Novo, deve registrar um tráfego mais baixo, com cerca de 25 mil veículos.

A BR-116 é a ligação para o Litoral Sul, como Rio Grande e Pelotas. Por lá, devem passar em torno de 30 mil veículos, também com fluxo mais acentuado entre quinta (28) e sábado (30), conforme estimativa da PRF.

Melhor horário para viajar

Os melhores horários para pegar a estrada são:

  • na quinta-feira (28) até as 14h,
  • na sexta-feira (29) até o meio-dia,
  • no sábado (30) após as 20h.

O retorno também deve ser de movimento acentuado no trânsito. Os melhores horários para viajar de volta à capital e Região Metropolitana são:

  • segunda-feira (1º) até as 10h;
  • terça-feira (2) a partir das 18h.

Uso do acostamento da freeway

Desde a temporada passada, o acostamento da freeway passou a ser utilizado como faixa adicional sempre que necessário devido ao grande movimento, tanto na ida quanto na volta das praias.

Na ida, a liberação acontece do km 75 ao 60, em Gravataí. No retorno, o acostamento pode ser usado do km 1,5, em Osório, até o km 26, em Santo Antônio da Patrulha.

Com informações do portal de notícias G1 RS

 

 

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR