Calendário escolar 2021 da rede estadual começa em 8 de março

Diante da pandemia de coronavírus e da necessidade de priorizar a segurança de alunos, professores e comunidade escolar, em 2021 a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) dá continuidade ao modelo híbrido de ensino. As aulas na Rede Estadual de Ensino, que incluem atividades presenciais e remotas, por meio da plataforma Google Sala de Aula, começam em 8 de março e se encerram em 21 de dezembro.

A Seduc informou que as escolas têm até o dia 31 de janeiro para terminar o ano letivo de 2020. O calendário da Seduc prevê volta dos alunos do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) a partir de 8 de março. Na sequência, no dia 11 de março, retornam os alunos do 6º ao 9º ano. Já no dia 15 do mesmo mês, retornam os alunos dos Ensinos Médio e Técnico.

A Secretaria também informou que as aulas serão presenciais, com ocupação de até 50% das salas. Cada escola vai precisar elaborar um plano de escalonamento, com um grupo de alunos frequentando a escola em determinados dias e outro grupo tendo aula em dias diferentes.

O calendário letivo de 2021 também prevê aulas aos sábados. As férias de inverno para professores e alunos estão marcadas para o período de 28 de julho e 3 de agosto.

Professores e alunos terão à disposição as ferramentas de incentivo à leitura Árvore e Elefante Letrado, além de uma plataforma voltada para a matemática que será lançada nas próximas semanas.

Para ampliar o processo de capacitação dos professores, iniciado em 2020, será realizada mais uma edição do Letramento Digital. A formação tem o intuito de instrumentalizar os docentes para o uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais.

PLANEJAMENTO 2021
Modelo Híbrido de Ensino

Março
Dia 8 – retorno dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), por meio do Modelo Híbrido de Ensino, utilizando Plataforma Google for Education.

Dia 11 – retorno dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) por meio do Modelo Híbrido de Ensino, utilizando Plataforma Google for Education.

Dia 15 – retorno dos estudantes do Ensino Médio e Técnico, por meio do Modelo Híbrido de Ensino, utilizando Plataforma Google for Education.

Julho/agosto
Recesso escolar de 28 de julho a 3 de agosto.

Dezembro
Encerramento do ano letivo de 2021

 

COMPARTILHAR