Amlinorte e Consórcio Público atuam em projetos para o Litoral Norte

A Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte e o Consórcio Público Amlinorte estão com uma série de atividades em curso, com o objetivo de trazer mais benefícios aos municípios. A Assembleia Geral das entidades os prefeitos e secretários de saúde presentes na reunião receberam informações sobre a ampliação do programa de consultas e exames, já executado pelo consórcio público.
De acordo com a equipe técnica, o programa contará com novas especialidades de consultas e exames laboratoriais, passando de 187 tipos de exames para 252 procedimentos. As consultas médicas deverão passar de 26 para 30 especialidades e o objetivo é credenciar, através de um novo edital e chamamento público, mais prestadores de serviços. “Queremos ter clínicas e laboratórios credenciados em todos os 23 municípios do litoral norte, permitindo maior assistência aos munícipes e redução de custos para as prefeituras”, explicou o presidente do CP Amlinorte, Luiz Evaldt Steffen, prefeito de Morrinhos do Sul.
Já a Associação dos Municípios do Litoral Norte está cobrando da Secretaria de Ambiente – SEMA, FEPAM, Famurs, Governo do Estado e MP uma posição quanto a destinação de resíduos, uma vez que foi anunciado o encerramento das atividades do aterro sanitário de Tramandaí, previsto para o ano que vem. “Contratamos uma empresa para auxiliar os municípios a desenvolver seus planos municipais de destinação de resíduos, mas os prefeitos estão preocupados com onde será depositado o lixo e as responsabilidades legais sobre isso”, ressaltou o presidente da Amlinorte, Cilon Rodrigues da Silveira, prefeito de Xangri-Lá. A reunião com todas essas entidades está marcada para o próximo dia 6 de setembro, no
auditório da SEMA em Porto Alegre.
A Amlinorte também promoveu no último mês de julho uma reunião em Porto Alegre com o Secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, que prometeu vir ao Litoral Norte para tratar de um plano regional de segurança pública. De acordo com o presidente Cilon, esse encaminhamento é uma das principais preocupações dos municípios diante do avanço da violência na região. A entidade já oficiou a secretaria da Segurança Pública e está aguardando a data da vinda do secretário Schirmer ao Litoral.

Matéria: Rose Scherer

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR