Abertura do Ano Letivo 2018 é sucesso em Terra de Areia

A abertura do Ano Letivo 2018 realizado pela Prefeitura de Terra de Areia, através da Secretaria de Educação e Cultura, aconteceu nos dias 15, 16 e 19 de fevereiro no Galo Eventos e no Centro de Múltiplo Uso. A ação, inédita nos moldes em que foi realizado, teve o objetivo de possibilitar formação à todos os profissionais da educação.

Na quinta-feira, primeiro dia do evento, os colaboradores da Educação contaram com a palestra Gestão Educacional e os Desafios Atuais, ministrada por Carlos Sanches, de Curitiba, Paraná.

Na tarde de quinta foi a vez de Jaqueline Mendes, de Brejo Santo, Ceará, falar sobre Uma Educação Que Deu Certo. Carla França, do Rio Grande do Sul, encerrou o primeiro dia de atividades falando sobre Educação Inclusiva.

As atividades de sexta-feira aconteceram em módulos. No início da manhã, no Múltiplo Uso, aconteceu a implantação do Sistema Positivo de Ensino, aos professores do primeiro ao terceiro ano. Já no Galo Eventos, dedicado aos professores da Educação Infantil do quarto ao nono ano, aconteceu a palestra Desafios da Nova Base Curricular, ministrada por Elisiane da Silva, do Polo LaSalle de Terra de Areia.

A tarde iniciou com o espetáculo O Sonho Detrás das Nuvens, do Grupo Teatral Tá Rolando Arte, de Rolante e Eduardo Tevah deu seguimento às palestras falando sobre Seja um Mestre na Vida dos Seus Alunos. A tarde ainda contou com o Painel Municípios e Suas Prioridades e com a palestra Informática na Educação, ministrada por Douglas Vaz, da equipe LaSalle.

Na Segunda-feira, 19 de fevereiro, a formação voltou com a palestra A Rotina da Creche, voltada para serviços gerais, merendeiras e atendentes. Para as professoras da Educação Infantil, uma Nutricionista falou sobre Boas Práticas no Serviço de Alimentação e a manhã foi encerrada com a palestra A Educação infantil que Transforma, ministrada por Léa Maria Brito Teixeira, de Soledade.

A tarde contou com Patrícia Feijó, que falou sobre Direitos e Deveres do Servidor e o Plano de Carreira do Magistério, seguida pelo workshop Seu Tom, Seu Som, Seu Eco.

A última noite contou  com o Dr. José Camargo, que palestrou sobre Sabedoria e o evento encerrou com um coquetel ofertado pelo banco Sicredi.

Conheça melhor os palestrantes da Abertura do Ano Letivo 2018:

Carlos Sanches: Mestrado em Gestão e Políticas Educacionais; foi Secretário de Educação de Castro; Presidente da UNDIME Paraná; Presidente da UNDIME Nacional;Ppresidente do Conselho Nacional do Fundeb; Membro da Comissão nacional Intergovernamental do Fundeb; Membro da Comissão Organizadora e palestrante da etapa nacional da CONAE; palestrante da CONAE no eixo da valorização dos profissionais da educação; Conselheiro titular do Conselho de Educação do Paraná desde 2011, onde tem assento na Câmara de educação infantil e ensino fundamental; Vice Diretor da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; realizou consultoria para o Ministério da Educação e para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento sobre Carreira do Magistério; Assessor Técnico da Undime Nacional; co-autor do livro Insucesso Escolar, editado pelo tribunal de contas do Mato Grosso do Sul; coordenou a construção dos conteúdos do Portal Conviva, um ambiente virtual totalmente gratuito que leva formação, informação é ferramentas de gestão para as secretarias de educação de todo Brasil.

Jaqueline Mendes: Secretária de Educação da cidade de Brejo Santo no Ceará, desde 2009. Essa cidade vem se destacando nacionalmente pelos bons resultados e pela melhoria significativa dos índices educacionais. O IDEB de 2013 o consagrou como o município do Brasil que mais cresceu em rede nacional. De acordo com o MEC de 2011 a 2013 o índice da evolução da educação municipal foi de 53,9 para 78,7, o que representa uma evolução em escala crescente. Os índices avaliados são: evasão escolar, reprovação, analfabetismo por faixa etária, alfabetização até oito anos de idade. O crescente destes índices significa uma grande melhora na produtividade da qualidade de ensino.

Eduardo Tevah: Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio grande do Sul com especialização em Gestão de Pessoas. Possui cursos de especialização na Europa e Estados Unidos; Diretor Presidente da D&E Consultores, que presta palestras e consultorias. É atualmente um dos mais requisitados conferencistas do Brasil nas áreas de educação, gestão de pessoas, gestão de qualidade, recursos humanos, etc. Professor titular da Escola de Gestão de Brasília, atuando na área de engajamento no serviço público; já foi assistido ao vivo por mais de 1.000.000 de pessoas no Brasil e Estados Unidos. Autor de quatro livros com mais de 300 mil exemplares vendidos:

* Os diferenciais das pessoas de sucesso

* A (R) evolução – uma jornada em busca do crescimento profissional e pessoal

* A arte de fazer as pessoas experimentarem seu máximo

* Preparando a nova geração para vencer

Reconhecido no mercado como um dos 10 maiores palestrantes do Brasil nas áreas de educação e atitude, ao lado de nomes como Augusto Cury, Leandro Karnal, Mário Sérgio Cortella, entre outros.

Douglas Vaz: Mestre em Educação pela Universidade La Salle, na linha de pesquisa Cultural, linguagem e tecnologia na educação. Especialista em informática instrumental para professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Informática pelo Centro Universitário Cenecista de Osório. Atualmente cursa pedagogia pelo Centro Universitário Cenecista de Osório. Também é professor formador da Universidade La Salle de Canoas. Membro do grupo de pesquisa convivência e tecnologia digital na contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPQ. Tem experiência na área de informática na educação, com ênfase nas áreas de mediação on-line e construção do conhecimento em diferentes espaços digitais virtuais.

Léa Maria Brito Teixeira: Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade de Passo Fundo no ano de 1976. É especialista em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina de Porto Alegre. Pós graduação em gestão educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. É capacitada em atendimento educacional especializado pela Unintese. É coordenadora pedagógica do ensino fundamental e médio. Tem experiência na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas. É pesquisadora na área de folclore. Associada efetiva fundador da academia Soledadense de Letras. É palestrante motivacional e também de conteúdos relacionados a língua portuguesa, redação oficial e conhecimento pedagógico. Dedica-se à assessoria em diferentes aspectos, tais como: construção e acompanhamento dos Planos Municipais de Educação, dos Regimentos Escolares, do Projeto Político Pedagógico e dos Planos de Estudos.

Patrícia Collant Bento Feijó: Professora, Advogada, Especialista em Educação, com atuação na área de legislação de ensino e em políticas públicas educacionais, mais especificamente em âmbito municipal. Assessora Jurídica da Associação dos Supervisores de Educação do Rio grande do Sul; Assessora da Associação dos orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul; Instrutora de Treinamentos das Delegações de Prefeituras Municipais; Colaboradora da Associação Nacional de Supervisores de Educação e de Revistas Especializadas em Direito Público, como as publicações do Instituto Brasileiro de Administração Pública e da Revista Governet. Instrutora de cursos na FAMURS, Professora da FACCAT. Instrutora e palestrante em Seminários e Treinamentos Desenvolvidos pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul

Sônia Mara do Nascimento: Diretora da SM Consultorias e Treinamentos de Coaching. Atua a mais de 10 anos com desenvolvimento de pessoas, idealizadora dos workshops musicais e empoderamento feminino. Especialista em Inteligência Emocionante e Psicologia Positiva. Terapeuta Comportamental. Positive Coaching. Consultora, palestrante, assessora de empresas. Personal coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Neurociência pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. Certificada Técnica de Inteligência Emocional pela SBIE e na Filosofia de James Hunter, certificado pela Sociedade Interamericana em Reprogramação Emocional.

José de Jesus Peixoto Camargo, ou J.J. Camargo: Médico, escritor e palestrante gaúcho. Formou-se em medicina na UFRGS em 1970, especializou-se em cirurgia torácica e completando sua formação acadêmica na clínica Mayo, nós EUA. Foi o pioneiro em transplante de pulmão, realizando o primeiro transplante de pulmão do Brasil e da América Latina, em 1989. Realizou também o primeiro transplante de pulmão duplo no Brasil. É professor da universidade federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foi idealizador e hoje dirige o centro de transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e é diretor de cirurgia torácica no Pavilhão Pereira Filho, também na Santa Casa. Tem centenas de publicações científicas e já proferiu cerca de 900 conferências, em 22 países. É autor de vários livros sobre sua especialização. É membro da Academia Sul-Rio-grandense de medicina desde 1993 e da Academia Nacional de Medicina desde 2010.

Texto e fotos: Inventar Comunicação

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR