80% das obras do Residencial Caminito estão prontas

As obras do Residencial Caminito, empreendimento que faz parte do programa “Minha Casa, Minha Vida” do governo federal, estão em fase de conclusão. Também foi iniciado o trabalho social referente ao empreendimento em parceria com a Caixa Econômica Federal. As primeiras negociações começaram ainda no primeiro mandato do Prefeito Amauri Magnus Germano.
As ações sociais têm início antes da entrega dos apartamentos, com o sorteio das unidades entre as famílias inscritas no programa e reuniões para repassar regras de convivência em condomínio. O passo seguinte é a integração dos moradores ao novo bairro, com o auxílio na busca de serviços locais de educação, saúde e emprego. O trabalho se estende entre seis meses e um ano e meio.
O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que a conclusão do Residencial Caminito será um grande feito para o município. “São 200 moradias, muitas famílias poderão realizar o sonho da casa própria, por isso, realmente, trata-se de um projeto muito especial”, analisa.
Após a formalização dos condomínios, os síndicos eleitos pelos moradores recebem um treinamento da Caixa Econômica Federal para a gestão local. Além disso, há ações de saúde dentro das unidades, visitas domiciliares de acompanhamento, distribuição de cartilhas sobre a vida em condomínio, oficinas de capacitação e palestras sobre educação ambiental e orçamento familiar.
O Programa Minha Casa, Minha Vida foi lançado em março de 2009 pelo Governo Federal para permitir o acesso à casa própria para famílias de baixa renda. Além do objetivo social, o programa gerou emprego e renda, nos últimos anos, por meio do incremento da cadeia produtiva do setor da construção civil. O “Minha Casa, Minha Vida” subsidia a aquisição da casa/apartamento próprio para famílias com renda bruta mensal familiar de até R$ 1,8 mil.

Texto e foto:BERNARDO ZAMPERETTI

COMPARTILHAR