2ª Operação Integrada prende 28, recolhe veículos e apreende armas

Mobilização das forças da Segurança Pública contou com cerca de 900 agentes e mais de 300 viaturas - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

A 2ª edição da Operação Integrada Metropolitana, iniciada na tarde desta quinta-feira (14), encerrou-se à noite. Os efetivos conjuntos das forças de Segurança Pública do Estado abordaram 4.843 pessoas, fiscalizaram 2.842 veículos, apreenderam 13 armas, 7,7 quilos de maconha e recolheram R$ 97,3 mil por origem não comprovada (veja dados completos abaixo).

A mobilização, em 34 municípios da Grande Porto Alegre, contou com cerca de 900 agentes e mais de 300 viaturas, além de homens a cavalo para vistoriar 157 pontos. Eles ainda tiveram o reforço de um helicóptero da Brigada Militar para ampliar o alcance da ação.

Durante as barreiras, Paulo Lazuta, morador do bairro Ipiranga, na capital, elogiou a operação. “Acho excelente esse tipo de ação aqui no bairro. Temos um grupo de segurança no WhatsApp e todos acharam muito bom. Se tem a presença da polícia, eles (criminosos) não vêm. Muito bom ver a Brigada, Polícia, Perícia, Bombeiros e EPTC, todo mundo trabalhando junto”, disse o morador.

A operação, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA) dentro do programa RS Seguro, planejou as barreiras de trânsito, o patrulhamento intensivo e as abordagens em áreas comerciais, proximidades de agências bancárias e paradas de ônibus.

“A operação integrada faz com que o cidadão se sinta protegido e verifique a ostensividade do que está sendo feito porque, assim, passa a perceber esse nosso trabalho de integração das forças na defesa da população”, afirmou o coronel Marcelo Gomes Frota, secretário adjunto da Segurança Pública.

Balanço final da 2ª Operação Integrada Metropolitana:

– 2.842 veículos fiscalizados

– 261 veículos autuados

– 4 veículos apreendidos

– 73 veículos recolhidos por situação irregular

– 2 carros em ocorrência de crime recuperados

– 41 veículos periciados pelo IGP

– 13 armas apreendidas

– 128 munições de diversos calibres recolhidas

– R$ 97,3 mil recolhidos por origem não comprovada

– 4.843 pessoas abordadas

– 2 menores apreendidos

– 10 foragidos capturados

– 28 presos em flagrante

– 6 mandados de prisão cumpridos

– 23 mandados de busca e apreensão executados

– 113 estabelecimentos fiscalizados, sendo 2 interditados e 47 notificados

– 160 aves silvestres recolhidas

– 52 barreiras realizadas

Drogas apreendidas

– 195 gramas de cocaína

– 536 gramas de crack

– 1.108 unidades de droga sintética

– 7,7 kg de maconha
A mobilização envolveu Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Também participaram servidores de outras esferas, como Guardas Municipais, agentes de trânsito e de fiscalização dos municípios, além de equipes federais: Exército, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública.

Texto: Ascom SSP e Secom
Edição: Marcelo Flach/Secom

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR