10 cuidados na praia: tudo que você precisa saber

Foto: Destino Mundo Afora

O verão chegou e, com ele, a vontade de correr para a praia. Com as altas temperaturas, o litoral de todo o Brasil pipoca de tanta gente que busca sombra, água fresca e belas praias para se refrescar nesse calorão. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados na praia para terminar a viagem sem imprevistos nada agradáveis.

Pensando nisso, selecionamos 10 dicas indispensáveis para você manter a saúde e se divertir à beira-mar. Veja tudo que você precisa saber antes de partir para o litoral. Depois disso, é só curtição.

Bronzeado sim, insolação não

Exposição ao sol é bom, mas vá com calma. Nossa maior fonte de vitamina D é o sol, por isso é recomendado pelos especialistas que fiquemos expostos ao sol todos os dias por, pelo menos, 15 minutos, sem fazer o uso do protetor solar. Mas é preciso dosar, em especial na praia.

Os horários ideais para tomar sol são antes das 10h e depois das 16h, quando a radiação do sol – raios UV – não é tão forte e mais saudável para o corpo. Entre esses horários, encontre uma sombra e passe filtro solar a cada duas horas ou toda vez que sair do mar, mesmo que produto seja à prova d´água (inevitavelmente ele acaba saindo).

Leve para a praia um bom protetor solar para o corpo e, se possível, outro especial para o rosto, que tenha um fator de proteção mais alto. Também coloque na bolsa hidratantes e cremes pós-sol. Tomando essas precauções você pode ganhar um bronzeado seguro, sem exageros e insolações.

Hidratação é essencial

Água (muita água) é indispensável no verão. Seja ela natural ou de coco, com o calor excessivo a hidratação do corpo é essencial para que você passe dias com energia e tranquilidade na praia. Esse é um dos principais cuidados que você deve tomar na praia.

Como transpiramos mais no verão, precisamos repor o líquido que perdemos. Por isso, é recomendado tomar pelo menos 2 litros de água na praia, contando com a ajuda de sucos e frutas como a melancia, por exemplo.

Uma boa alimentação também

É difícil resistir às delícias disponíveis nos quiosques e bares à beira mar. Pastéis e porções de camarão, por exemplo, são liberadas sim, desde que sem exageros. Queijos e alimentos crus não são indicados, afinal podem conter contaminações.

O ideal é consumir sanduíches naturais e frutas na praia. Além de mais saudável, você pode economizar bastante e evitar os alimentos pesados. Faça os lanches em casa e leve-os em uma pequena bolsa térmica para consumo na praia. Os sorvetes de frutas também podem ser ingeridos!

Após a alimentação, preciso esperar para entrar na água?

Sim! Fazer uma refeição e esperar um tempo para entrar na água não era um mito criado pelos seus pais. Quando nos alimentamos, o organismo passa a dar prioridade para gastar energia no processo de digestão. Se nesse momento a pessoa realizar alguma atividade física intensa, os músculos passam a requerer mais sangue para supri-los de oxigênio, atrapalhando o processo digestivo. Por esse motivo, não é indicado entrar na água, seja no mar ou na piscina, logo após uma refeição.

Pais: pulseira de identificação e piscininhas vão bem

Já imaginou perder seu filho na praia? Esse tipo de situação acontece com muita frequência, pois as praias estão lotadas no verão, e as crianças acabam escapando do campo de visão com facilidade. Para se prevenir caso isso aconteça, coloque uma pulseira de identificação no seu filho, escrevendo o nome dele, o seu e, pelo menos, dois celulares de contato. Além disso, converse com a criança explicando o que ela deve fazer caso isso aconteça.

Se você quer driblar os transtornos, evitando que as crianças saiam de vista ou entrem em contato com a areia muito quente, a dica é levar uma piscininha com água doce. Dessa maneira, eles não deixam de se divertir e você também pode aproveitar a praia. Claro, que a dica é válida para crianças até 3 anos. Depois dessa idade, dificilmente você conseguirá deixá-los longe do mar.

O mar pode surpreender, por isso redobre o cuidado

Algumas ações simples podem evitar transtornos com o mar, afinal ele pode surpreender.
1 – Nunca nade sozinho;
2 – Nade apenas em áreas supervisionadas por salva-vidas;
3 – Consulte o salva-vidas para saber as condições para o banho e para o surfe antes de entrar na água;
4 – Evite nadar próximo às lanchas e jet-skis.

Cabelos pedem mais cuidados na praia

Invista em óleos para cuidar dos cabelos. Esse é um dos principais cuidados na praia, afinal toda mulher quer ter um cabelo bonito e saudável, ainda mais durante uma viagem. Os óleos para tratamentos capilares podem hidratar os fios, que sofrem com a água do salgada do mar. Óleos de substâncias como argan, ojon e macadâmia são ótimos para hidratar o cabelo na praia.

Xô, insetos!

É no verão que o conhecido Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, se reproduz com mais facilidade. Por isso, o uso de repelente é um item indispensável na bagagem. Assim como o protetor solar, é recomendado reaplicar o repelente a cada banho de mar. Além de evitar a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, o produto ajuda a repelir os borrachudos, inconveniente comum de algumas praias brasileiras.

Atividades Físicas

Prefira o início da manhã e o finalzinho da tarde para se exercitar. É durante esses períodos que as temperaturas estão mais amenas e propícias para a prática de atividades físicas, em especial no verão. Após o exercício, não esqueça de se hidratar!

Evite doenças de pele

Areia e mar são lugares favoritos de fungos e bactérias, por isso redobre o cuidado com a higiene para evitar efeitos indesejáveis posteriormente, como micoses e outras complicações de saúde. Para isso, após o banho de mar seque bem as dobras do corpo, não use calções e sungas úmidas e lembre-se que o limão e outras frutas ácidas podem manchar a pele quando expostas ao sol.

Com informações do portal Guichê virtual

 

 

 

 

 

 

 

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR