Atletas do RS nos Jogos Parapan-Americanos 2019 serão recepcionados no Piratini

Doze atletas gaúchos ou com atuação no Estado com passaporte já carimbado para os Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, serão recepcionados no Palácio Piratini. A solenidade, marcada para as 11h do dia 25 de julho (quinta-feira), terá a presença do governador Eduardo Leite e do secretário do Esporte e Lazer, João Derly.

A competição ocorre de 23 de agosto a 1º de setembro, em Lima, no Peru, logo após os Jogos Pan-Americanos, de 26 de julho até 11 de agosto.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) pretende organizar a maior participação até então. Serão 512 integrantes na missão com 337 atletas representando o país.

Os Jogos Parapan-Americanos devem reunir 1.890 atletas de 33 países. O Brasil terá competidores em todas as 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo – essas três últimas começam nesta edição.

Veja os brasileiros com atuação no Estado que estarão nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019:

Anderson Wassian da Silva Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, Porto Alegre Judô
Gelson José da Silva Júnior Clube de Desporto Magic Hands, Porto Alegre Basquete em cadeira de rodas
Ricardo Steinmetz Alves Associação Gaúcha de Futsal Para Cegos (Agafuc), Osório Futebol de 5
Luan Lacerda Gonçalves Seleção Brasileira de Futebol de 5 Futebol de 5
Tiago Silva Seleção Brasileira de Futebol de 5 Futebol de 5
Raimundo Nonato Alves Mendes Seleção Brasileira de Futebol de 5 Futebol de 5
Susana Schnarndorf Ribeiro Grêmio Náutico União, Porto Alegre Natação
Maria Carolina Gomes Santiago Grêmio Náutico União, Porto Alegre Natação
Maria Dayanne da Silva Grêmio Náutico União, Porto Alegre Natação
Roberto Alcalde Rodriguez Club de Regatas Vasco da Gama, Bagé Natação
Geraldo von Rosenthal Associação de Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiências do RS, Campo Bom Tiro esportivo
Lutimar Abreu Paes Cruz Alta Atleta guia

Também com atuação no RS integram a delegação brasileira o treinador de tênis de mesa Luciano dos Santos Possamai (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – Caxias do Sul); o treinador de judô Alexandre de Almeida Garcia (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais – Porto Alegre) e a fisioterapeuta Andressa da Silva de Mello.

Entre os atletas que irão a Lima, 77% da delegação que representará o Brasil tem alguma deficiência física. A equipe também é composta por 22 atletas que não possuem deficiência: atletas-guia (atletismo), calheiros (bocha), pilotos (ciclismo) e goleiros (futebol de 5). A delegação ainda conta com 197 pessoas da comissão técnica, equipe médica e demais integrantes.

Texto: Lisiane Volkweis/Ascom Sel
Edição: Marcelo Flach/Secom

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR