NOSSOS DEVERES

Todos nós temos e devemos ter deveres diversos, para com os outros, e para nós mesmos que não podemos desconsiderar, seja o dever do trabalho, da higiene pessoal, da cristandade, da amorosidade, convivência pacífica, cuidado com a natureza e tantos outros compromissos comuns.

A maneira com que encaramos e nos desobrigamos desses deveres é variável especialmente por sermos individualidades, cada qual em seu estágio de caminhada evolutiva, com suas riquezas morais já adquiridas.

Muitas pessoas olham, mas não enxergam, isto porque têm a visão conturbada pelos prazeres fugazes restritos à matéria. Conhecem todas as definições da virtude, sem praticá-la. Sabem o que é bondade, no entanto, o coração se mantém empedernido pelo egoísmo e orgulho.

O relógio que registra nossa vida marca um tempo precioso, especialmente dos atos que praticamos relacionados à caridade, ocasiões em que nos privamos da comodidade e do conforto para socorrer irmãos de caminhada em situações de aflição e dor. Momentos de lazer que sacrificamos, priorizando a visita a um doente, uma instituição necessitada de auxílio.

A razão nos indica sempre que não estamos de passagem pelo planeta apenas para comer, dormir, trabalhar e descansar. É isso e muito mais: É viver! E viver significa buscar a plenitude e o significado daquilo que o Criador espera de cada uma de suas criaturas.

Temos sim, deveres inadiáveis com os quais nos comprometemos e devemos levar a efeito no trajeto percorrido do berço ao túmulo. Busquemos na porção submersa do iceberg da consciência e encontraremos tarefas a realizar em benefício dos semelhantes que trarão proveitos, não a eles, mas para nós próprios. Francisco de Assis, em sua prece esclarece que é dando que se recebe, e fazendo os outros felizes que encontramos a felicidade.

Dever cumprido é paz de espírito, é sensação de leveza da alma, é aproximação de Deus, que no infinito do tempo, aguarda de cada um e de todos seus filhos, o cumprimento de suas tarefas.

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR