DEZENAS DE PINGUINS E UM LOBO MARINHO SÃO ENCONTRADOS MORTOS EM CIDREIRA

Foto:Agapan

Dezenas de pinguins e um lobo marinho foram encontrados mortos na faixa de areia de Cidreira, no Litoral Norte, na manhã desta terça-feira. Conforme relato das testemunhas, cerca de 20 animais sem vida estavam concentrados em um espaço entre três guaritas na beira da praia.

O comandante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) no Litoral Norte, capitão João César Verde Selva, informou que não há indícios de que a morte dos animais tenha sido provocada pelas redes. Além disso, Selva declarou que o trecho onde os 38 pinguins e o lobo marinho estavam, se trata de uma área de pesca.

De acordo com o médico veterinário responsável pela área de Fauna Silvestre do Ibama no Rio Grande do Sul, Paulo Guilherme Carniel Wagner, todos os anos os pinguins e os lobos marinhos realizam uma migração da Argentina até o Rio de Janeiro neste período. “A primeira geração pega a corrente das Malvinas, o que concentra milhares de animais e, neste processo, há uma seleção natural, animais que não resistem”, explicou.

Segundo o Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos), até outubro deste ano 2.561 aves, 504 répteis e 125 mamíferos foram encontrados mortos no Litoral Norte. Destes, até agosto, foram 370 pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) e 118 lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis), as mesmas espécies localizadas em Cidreira ontem.

Quer receber A Folha do Litoral no seu e-mail?

Cadastre seu nome e e-mail e receba a edição semanal do jornal A Folha do Litoral para ler no seu tablet, smartphone ou na web.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

COMPARTILHAR